sábado, 23 de junho de 2012

Arraste o pé para o Best - Viva São João !



O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
Embora a maioria dos pratos tradicionais desta festa seja muito calórico, muitos deles possuem ingredientes benéficos à saúde. Escolhendo bem e comendo com moderação, é possível desfrutar das comemorações desse período sem se perder em uma grande quantidade de açúcares e gorduras. Confiram:
  • Amendoim: O amendoim, além de ser um alimento energético, é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes e minerais. Seus ácidos graxos poliinsaturados auxiliam na proteção contra doenças cardiovasculares, pois diminuem os níveis sanguíneos do “colesterol ruim” (LDL) e triglicérides. Também possui Vitamina E, um poderoso antioxidante, que atua diretamente no combate aos radicais livres.
  • Doce de abóbora: A abóbora, além da boa quantidade de Vitamina C, é uma rica fonte de fibras e potássio. Além disso, possui beta-caroteno, que desenvolve ação antioxidante no organismo e estimula a proliferação de células de defesa.
  • Arroz doce: Rico em amido é uma ótima fonte de energia e possui alto teor de proteínas e vitaminas do complexo B.
  • Pinhão cozido: Apesar de ser rico em calorias, por ser fonte de amido, contém vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio e proteínas. Auxilia no controle do colesterol sanguíneo, por ser rico em ômega 6 e ômega 9.
  • Milho cozido: Contém vitaminas B1 (importante para a função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia), B2 (possui atividade antioxidante) e fibras. Como todo cereal, é rico em carboidratos.
Apesar das delícias das festas juninas, modere na alimentação.  Lembre-se que a festa também possui outras atrações tradicionais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário