Muito próximo do regime de Cuba, Chávez ligou-se ainda a outros líderes controversos, como Mahmmud Ahmadinejad, o Presidente do Irão, Bashar al-Assad, o Presidente da Síria, e o líder deposto e morto da Líbia, Muammar Kadhafi.
Os inimigos de Chávez acusavam-no de usar os recursos estatais da Venezuela, especialmente o petróleo, para se eternizar no poder.
Já o próprio Chávez afirmava estar a defender os interesses do povo e dos mais pobres, ao usar o petróleo para implementar políticas socialistas, incluindo educação e serviços de saúde para todos. Apesar destas "missões", o desemprego e a pobreza continuam a caracterizar a Venezuela.
"El Comandante":
Em 1982 Hugo Chávez foi co-fundador do Movimento Bolivariano Revolucionário 200, composto por oficiais subalternos, tendo liderado em 1992 uma intentona contra o então Presidente Carlos Andrés Pérez. Preso, foi depois indultado por Rafael Caldera
Repercussão e enterro
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que a morte de Chávez "deve encher de tristeza todos os latino-americanos".Os presidentes do Uruguai, Jose Mujica, da Bolívia, Evo Morales, e da Argentina, Cristina Kirchner, aliados de Chávez, anunciaram que estão viajando para Caracas nas próximas horas.
O corpo de Chávez deve ser enterrado na sexta-feira, disse o chanceler Elías Jaua, que afirmou que o país vive em "total normalidade" após a morte do líder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário